Quem somos

A APPB - Associação Portuguesa de Pelota Basca, é uma associação sem fins lucrativos. Criada em 2013, com objetivo de desenvolver em Portugal e na comunidade portuguesa emigrante o desporto de Pelota Basca, dentro das modalidades atualmente mais jogadas. O que coaduna com as do projeto "Fronton 2020" da FIPV - Federacion Internacional de Pelota Vasca, na qual somos afiliados desde janeiro 2013
 

APPB - Associação Portuguesa de Pelota Basca 

NIPC: 510548610

Data de Criação: 2013-01-25

Projecto da APPB-Associação Portuguesa de Pelota Basca

 

Missão

 

A APPB tem por missão desenvolver a promoção da prática de lazer; a prática desportiva e de competição do desporto de Pelota Basca em Portugal, com a organização de torneios e campeonatos

 

Visão

 

Ser uma organização de reconhecida referência, o interlocutor e representante em Portugal nos eventos e representações nacionais ou internacionais do desporto de pelota basca.

 

Estratégia

 

Pelo facto de ser um desporto inovador em Portugal, a estratégia de desenvolvimento terá os seguintes vectores:

  • início de práticas;

  • captação de praticantes;

  • iniciação e formação de agentes desportivos;

  • demostração e comunicação;

  • participação em eventos internacionais;

E terá como princípios parcerias colaborações, programas e projectos locais.

 

Objetivos

 

Os objectivos são de desenvolver práticas do desporto de Pelota Basca em Portugal e a criação de um espaço próprio com parede esquerda adequado a pratica do desporto.

As práticas que pretendemos desenvolver são todas dentro do âmbito da:

 

  • Prática escolar

A Pelota Basca na modalidade do jogo “mão nua” reúne boas condições para ser uma modalidade a praticar nas escolas. É uma atividade física desportiva de regras simples e atrativa para alunos principiantes e professores interessados.

Respondendo aos interesses pedagógicos ela obriga o uso das duas mãos indiscriminadamente, o que permite desenvolver a ambidestria, ajuda no desenvolvimento da motricidade do praticante e a que este saiba se colocar no espaço.

Ao facto da adaptação das dimensões do campo e da flexibilidade das regras de jogo, pode ser praticada com facilidade em instalações mesmo improvisadas. Implicando também baixo custo no investimento por só necessitar da utilização de pelotas ordinárias, isto é, bolas de espuma ou bolas de ténis usadas.

 

  • Prática de lazer

 

No sentido de desenvolver a prática de lazer do jogo de Pelota Basca, promovendo a atividade física em família, entre amigos ou colegas num ambiente lúdico e convivial. É um desporto que se estende e se quer para todos.

A simplicidade das regras de jogo permite que seja praticado entre pessoas de diferentes níveis de jogo, proporcionando um momento único de descontração e diversão.

A prática de atividade física contribui para uma melhor condição de saúde pública e o baixo custo do material, permite o acesso a todos.

 

  • Prática desportiva e de competição

 

Queremos também desenvolver a prática desportiva e de competição do desporto de Pelota Basca em Portugal, com a organização e realização de torneios e Campeonatos. Que não deixam de ser são momentos importantes onde os atletas podem se dar a desafios pessoais em provas, que vão revelar todo o trabalho de preparação nos treinos. Sendo que os resultados podem puxar cada vez mais para um alto nível de jogo. Esses eventos permitem também oferecer um bom espetáculo desportivo a iniciados ou não que podem assim descobrir o desporto de Pelota Basca.

 

 

Ações de iniciativas

  • Prática escolar

 

As ações de iniciativas referentes a prática escolar correspondem a um conjunto de parâmetros a abordar, tais como:

  • Elaboração de proposta de programa a ser comunicado as escolas interessadas.

  • Preparação de pelo menos um agente desportivo ou professor por escola.

  • Incrementar aulas de atividade física e desportivas animadas pelo professor iniciado.

  • Organização de um torneio lúdico na escola e se possível a realização de torneios interescolares.

Sendo que toda a atividade seria acompanhada de forma regular pela APPB.

 

  • Prática de lazer

 

No campo da prática de lazer as ações de iniciativas da APPB consistem na:

  • Elaboração de proposta de programa a ser comunicado a instituições públicas e privadas, tais como Câmaras, Universidades ou Empresas, entre outras.

  • Organização de aulas de iniciação e de treino em colaboração com essas entidades.

Organização de jogos de Pelota em demostração para o prazer de espetáculo.

 

  • Prática desportiva e de competição

 

As ações são idênticas as indicadas na prática de lazer, mas com a intensão da realização e participação em provas desportivas a nível nacional e internacional. Colocando também a possibilidade de partecipação de atletas portugueses de outros desportos/ modalidades, mas com a condição de ser associado a APPB e com a permissão da respectiva federação dos ateletas em causa.